Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tecido Cartilaginoso

O Tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida  Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superficies articulares onde absorve choques, facilita os deslizamentos e é essencial para a formação e crescimento dos ossos longos. A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada.


é um tecido avascular, não possui vasos sanguíneos, sendo nutridos pelos capilares do conjuntivo envolvente,(pericôndrio) ou através do liquido sinovial das cavidades articulares.Em alguns casos, vasos sanguíneos atravessam as cartilagens, indo nutrir outros tecidos. 

As células do tecido cartilaginoso, os condrócitos, têm origem de células mesenquimais (do mesênquima). Quem dá origem aos condrócitos é uma célula chamada de condroblasto. Essas células mesenquimáticas se diferenciam em condroblastos, os quais se proliferam e começam a produzir matriz extracelular. Com o tempo, essa matriz começa a separar essas células uma  das outras, até que elas ficam presos nos espaços chamados de lacunas.

Crescimento do Tecido Cartilaginoso

O crescimento pode ser: intersticial (crescimento dos condrócitos, que dá origem aos grupos isogênicos, por meio de divisão mitótica dos condrócitos preexistentes) e a posicional (crescimento da espessura da cartilagem, a partir das células do pericôndrio).

Renovação do Tecido Cartilaginoso

Os condrócitos estão em constante renovação na matriz extracelular. Para provar isso, alguns pesquisadores injetam uma substância chamada de papaína nas orelhas dos coelhos. Elas só conseguem ficar de “pé” por causa do tecido conjuntivo! Mas, essa papaína tem o poder de destruir a matriz. Depois de um tempo que os coelhos ficaram com as orelhas caídas, elas voltaram a ficar de pé, o que prova que há renovação do tecido cartilaginoso, sim!
No entanto, essa renovação é beeeem limitada, porque a falta da nutrição adequada impede que esse crescimento tenha um desempenho esperado. Mas, a cartilagem está sempre sujeita a processos degenerativos. Inclusive, se esses processos forem muito intensos, pode acontecer a calcificação da matriz cartilaginosa, o que retira a propriedade de aguentar impactos que o tecido cartilaginoso possui. (Muitas doenças de jogadores de futebol que afetam o joelho são causadas por isso).

Matriz Extra – Territorial e Interterritorial

A matriz territorial fica mais em contato com os condrócitos. Em volta dela, é onde fica a matriz interterritorial.
A resistência do tecido cartilaginoso é dada pelo colágeno do tipo II ou da combinação de colágeno com elastina, e glicosaminoglicanos que se ligam ao colágeno.
O tecido cartilaginoso apresenta uma grande quantidade de moléculas de água que auxiliam na absorção dos choques.
Tipos de Tecido Cartilaginoso
O tecido cartilaginoso tem três tipos: cartilagem hialínia, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

Cartilagem Hialina

A cartilagem hialina é a mais comum, encontrada na cartilagem articular, e é nutrida pelo líquido sinovial. Ela é branco – azulada quando vista no microscópio eletrônico e translúcida


Cartilagem Hialina (traqueia): Branco - Azulada e Translúcida

É essa cartilagem que constitui o primeiro esqueleto do embrião, o qual passará por um processo de ossificação posteriormente. Outro lugar em que podemos encontrar a cartilagem hialina é entre a diáfise e a epífise de um osso, onde fica um disco epifisário composto de cartilagem hialina, que é responsável pelo crescimento do osso em extensão.
Nos adultos, a cartilagem hialina é encontrada nas paredes das fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos, em articulações com grande mobilidade.
Sua matriz possui delicadas fibrilas de colágeno tipo II associadas ao ácido hialurônico, proteoglicanas muito hidratadas e glicoproteínas, além das glicosaminoglicanas. Por fim, outro componente importante é a condronectina, uma glicoproteína estrutural, capaz de se ligar aos condrócitos e fibrilas de colágeno tipo II, formando um tipo de arcabouço macromolecular na matriz junto com os condrócitos.

“Em torno dos condrócitos existem zonas estreitas ricas em proteoglicanas e pobres em colágeno. Essas zonas mostram basofilia, metacromasia e a reação PAS mais intensas do que no resto da matriz, sendo impropriamente chamadas de cápsulas, porque inicialmente se acreditava que constituíssem uma parede envolvendo as células.”  (Junqueira e Carneiro)

Cartilagem Elástica

A cartilagem elástica é encontrada em regiões do corpo que precisam de flexibilidade. Na microscopia, ela apresenta uma aparência mais fibrosa do que a hialina. Sua matriz possui poucas fibrilas de colágeno tipo II e muitas fibras elásticas.
Ela é encontrada: pavilhão auditivo, conduto auditivo externo, tuba auditiva, epiglote, cartilagem cuneiforme da laringe.
É basicamente igual a hialina, mas possui uma rica rede de fibras elásticas contínuas com o pericôndrio. A elastina faz essa cartilagem ter uma cor amarelada quando visualizada a fresco. Ela cresce principalmente por posição e é menos sujeita a processos degenerativos do que a de hialina.


                               Cartilagem Elástica (orelha): Cor amarela no microscópio eletrônico
   
Cartilagem Fibrosa
A cartilagem fibrosa está em um nível intermediário entre a de hialina e a elástica. Sua nutrição é feita por difusão, e sua matriz é composta por majoritariamente fibras de colágeno tipo I.
É encontrada nos discos intervertebrais e na sínfise pubiana. A fibrocartilagem está sempre associada a conjuntivo denso, sendo imprecisos os limites entre os dois. A substância fundamental é escassa e limitada à proximidade das lacunas. As fibras colágenas tipo I constituem feixes que seguem uma orientação aparentemente irregular entre os condrócitos. Não existe pericôndrio!

Cartilagem fibrosa (disco intervertebral): os condrócitos estão organizados em grupos isogênico

Curiosidade:

O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o individuo torna-se adulto. Dai porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.
No embrião, a cartilagem surge do mesênquima, com o arredondamento e multiplicação das células mesenquimatosas.
Estas células formadas são os condroblastos.
A quantidade de condrócitos é muito maior na cartilagem jovem, quando comparada com a cartilagem adulta.

Discos Intervertebrais

Localizado entre os corpos das vértebras e unidos a elas por ligamentos. São formados por dois componentes: anel fibroso e núcleo pulposo.


Disco intervertebral: absorção de impactos e mobilidade entre as vértebras

Patologias do Tecido Cartilaginoso

Artrose

A artrose é uma doença articular mais frequente, e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. É um processo degenerativo que produz danos progressivos na cartilagem das articulações, bem como a desintegração de suas superfícies ósseas. As características biomecânicas do tecido cartilaginoso dependem das fibras de colágeno. O ácido hialurônico é responsável pela elasticidade da cartilagem e pela sua capacidade para suportar pesos.

Causas

A artrose é causada pelo desgaste de uma articulação. O ácido hialurônico é responsável pela elasticidade da cartilagem e pela sua capacidade para suportar pesos. A causa da artrose primárias é a alteração da função normal dos condrócitos. A degeneração dos condrócitos produz a liberação de enzimas que geram a inflamação.
• A cartilagem é o tecido fino que reveste os ossos nas articulações e permite que os ossos deslizem uns sobre os outros.
• A cartilagem pode quebrar e se desgastar. Como resultado, os ossos se friccionam, causando dor, inchaço e rigidez.
• Bicos de papagaio ou esporões podem se formar ao redor da articulação e os ligamentos e músculos ao redor da bacia ficam mais fracos e rígidos.
Comparação de um joelho acometido por artrose e um joelho saudável 
Em geral, a causa da artrose é desconhecida. Ela está relacionada principalmente ao envelhecimento. Os sintomas da artrose geralmente aparecem na meia-idade. Quase todo mundo tem algum sintoma por volta dos 70 anos. No entanto, esses sintomas podem não ser graves. Antes dos 55, a artrose ocorre tanto em homens quanto em mulheres. Após os 55 anos, ela é mais comum em mulheres. 
Outros fatores também podem levar à artrose. 
• A artrose tende a ser genética
• Estar acima do peso aumenta o risco de artrose na bacia, nos joelhos, nos tornozelos e nas articulações dos pés
• Fraturas ou outras lesões nas articulações podem causar osteoartrite futuramente
• O uso excessivo a longo prazo no trabalho ou no esporte pode levar à artrose

Quais as articulações afetadas ?

Todas as articulações podem ser envolvidas pela artrose. Afetam, principalmente, as articulações que devem suportar os pesos maiores. É comum que afete as articulações dos dedos e das vértebras (cervicais lombares, mais comumente). A articulação da base do polegar é também afetada com bastante frequência, particularmente em donas de casa e outras profissões com uso intensivo do polegar. Articulações como os cotovelos, os punhos e os tornozelos, são menos frequentemente atingidas, a não ser como consequência de sequelas de traumatismos ou de certas doenças gerais.


Entre as doenças que podem causar a artrose estão: 

• Distúrbios de coagulação que causam hemorragia na articulação, como hemofilia
• Distúrbios que bloqueiam o suprimento sanguíneo próximo a uma articulação, como a necrose vascular
• Outros tipos de artrite, como gota crônica, pseudogota ou artrite reumatoide

Exames 

O exame físico pode mostrar: 
• Movimentação da articulação que pode provocar rangidos (atrito) chamado de crepitação
• Inchaço das articulações (os ossos ao redor das articulações podem parecer maiores do que o normal)
• Amplitude de movimento reduzida
• Dor ao pressionar a articulação
• Movimento normal passa a ser doloroso
Não existem exames de sangue que auxiliem no diagnóstico da artrose. 
Um raio X das articulações afetadas mostrará uma perda do espaço da articulação. Em casos avançados, haverá desgaste das extremidades dos ossos e dos osteófitos. 

Sintomas de Artrose

Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da artrose. A dor é muitas vezes pior depois do exercício e quando peso ou pressão são colocados na articulação. 
Artrose causa dor e rigidez nas articulações 
Suas articulações ficam mais rígidas e duras de mover com o tempo. Você poderá perceber um som de fricção, atrito ou estalido ao mover as articulações. 
A frase "rigidez matutina" refere-se à dor e à rigidez que as pessoas sentem quando se levantam pela manhã. A rigidez geralmente dura no máximo 30 minutos. Ela melhora com atividades leves que "aqueçam" a articulação. 
Durante o dia, a dor pode piorar com a atividade e melhorar quando você estiver descansando. Depois de um tempo, a dor pode voltar quando você estiver descansando. Ela pode até fazer você acordar de noite. 
A dor articular leva o doente a evitar gradualmente o uso da articulação, dai resultando um enfraquecimento dos músculos satélites e consequentemente a uma maior instabilidade, que vai contribuir para o agravamento progressivo da situação (deformação).
Algumas pessoas podem não ter sintomas, embora as radiografias mostrem as alterações da artrose. 

Tratamento de Artrose 

A artrose não pode ser curada. É muito provável que ela se torne pior com o tempo. Entretanto, os sintomas da artrose podem ser controlados. É possível nas fases iniciais, diminuir a dor e a rigidez das articulações, bem como melhorar os movimentos e a capacidade geral do indivíduo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
O protocolo terapêutico deverá ser adaptado a cada caso particular, dependendo da gravidade da situação, do numero de articulações afetadas, natureza dos sintomas, idade, ocupação e atividades diárias. A colaboração informada dos doentes, como já mencionado, é uma condição essencial para o sucesso do programa terapêutico. 
Embora seja possível fazer cirurgias, outras terapias podem melhorar a dor e tornar sua vida melhor.

Mudanças no estilo de vida 

Os exercícios podem ajudar a manter o movimento geral e das articulações. Peça a seu médico que recomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis. 
Um programa de exercício físico diário é fundamental no controle da artrose. Sem ele, as articulações tendem a ficar mais dolorosas e rígidas, os ossos menos flexíveis, os músculos mais debilitados e a situação do doente agrava-se progressivamente. O programa de exercícios deve ser adaptado a cada caso particular. 
 Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão: 
• Aplicar frio e calor
São formas eficazes de diminuir a dor e a rigidez, ainda que temporariamente. Um banho quente pela manhã poderá melhorar significativamente o sofrimento e a rigidez matinal. Existem formas muito variadas de aplicar calor em áreas articulares dolorosas, no entanto as que recorrem a meios eléctrico-fisiátricos ou relacionados, devem ser interditas. A aplicação de frio ( crioterapia ), ajuda a diminuir a sensibilidade local e a reduzir a inflamação e o derrame intrarticular muitas vezes associado
• Ter uma dieta balanceada e saudável
• Repousar
• Emagrecer se estiver acima do peso
O contole do peso constitui uma atitude da maior importância, já que o peso excessivo determina um esforço adicional para as articulações 
• Proteger as articulações
Consiste em evitar que as articulações atingidas sejam sujeitas a esforços excessivos, capazes de aumentar a dor ou agravar a doença. O doente poderá aprender a executar tarefas correntes de uma forma mais tolerável e adequada. O emprego de ortóteses de apoio para os membros inferiores ou até mesmo de uma bengala, poderá ser por vezes, extremamente benéfico para os joelhos. Na coluna vertebral é muito importante o uso de uma postura correta no trabalho, no lazer e mesmo no repouso, com utilização de um colchão de boa qualidade que nem sempre “ ortopédico “.

# Saiba mais

• Perder peso é um ótimo remédio para quem sofre com artrose no joelho
À medida que a dor da artrose na bacia ou no joelho aumentar, manter as atividades diárias pode se tornar mais difícil ou doloroso. 
Fazer algumas mudanças na casa pode diminuir o estresse nas articulações e aliviar um pouco a dor.
As pessoas cujo trabalho esteja causando estresse em determinadas articulações devem encontrar maneiras de reduzir o trauma. Você pode precisar fazer ajustes na área de trabalho ou alterar as tarefas de trabalho.

Fisioterapia 

A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, a movimentação de articulações rígidas e o seu senso de equilíbrio. Os fisioterapeutas têm técnicas para tratar a artrose. 
A massagem também pode trazer alívio rápido para a dor. Certifique-se de se consultar com um massagista experiente que entenda como trabalhar com articulações sensíveis. 

Órteses 

Em alguns casos, as férulas e as órteses podem sustentar articulações fragilizadas. Algumas impedem o movimento da articulação, enquanto outras permitem algum movimento. Use órteses somente quando o uso for recomendado por seu médico ou fisioterapeuta. O uso incorreto de uma órtese pode causar lesões, rigidez e dor na articulação. 


Artrite

A artrite é uma inflamação articular que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura Essas doenças não só afetam as articulações; também acometem outros tecidos conectivos que formam as estruturas de suporte de organismo: músculos, tendões e ligamentos, bem como as membranas protetoras que recobrem órgãos internos. Cada uma dessas doenças tem diferentes causas, prognósticos e possibilidades de recuperação.
As artrites são um tipo de reumatismo portanto é estudado pela reumatologia. Raramente tem uma origem conhecida mas todas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais. São mais comuns em adultos e idosos. 

Sintomas de artrite

Os sintomas da artrite são:
• Dor nas articulações afetadas;
• Inchaço nas articulações afetadas;
• Vermelhidão na articulação afetada;
• Leve aumento da temperatura na região afetada;
• Dificuldade em realizar movimentos com o membro afetado;
• Deformidade nas articulações afetadas, numa fase mais avançada da doença;
• Dificuldade em iniciar o movimento com a articulação afetada;
• Rigidez matinal que pode perdurar de 15 minutos a 2 horas no caso da artrite reumatóide.
Estes sintomas podem surgir em indivíduos de qualquer idade, inclusive crianças e é muito comum que mais de uma articulação seja afetada ao mesmo tempo. A artrite é uma das doenças inflamatórias crônicas mais comuns em mulheres, obesos e em indivíduos com mais de 70 anos de idade. Embora alguns tipos sejam mais comuns em homens, como é o caso da artrite gotosa, por exemplo.
No caso de aparecerem sintomas de artrite deve-se procurar um médico o mais rápido possível.

Fatores de riscos

• Clima
OBS: Vários estudos científicos comprovam a influência da chuva na artrite. A variável meteorológica que tem a maior influência na intensificação da dor é a pressão. 
• Trabalhos repetitivos
• Estar acima do peso
• Idade avançada
• Esportes violentos
• Esportes radicais
• Esportes de força (como halterofilismo)
• Artistas (principalmente dança)
• Lesões prévias na área
• Doenças ósseas e musculares
• Doenças circulatórias e imunológicas
• trabalhos esforçados

Cura da artrite

A cura definitiva da artrite ainda não foi descoberta, mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos para a artrite sempre que ela tornar-se dolorosa e comprometer suas atividades diárias.
Para trazer alívio da dor e melhora da capacidade de movimentos recomenda-se uma alimentação cuidada, onde bebe-se bastante água e evita-se o consumo exagerado de alimentos ricos em proteína; a toma de medicamentos antiinflamatórios, imunosupressores, receitados pelo médico reumatologista e a fisioterapia. A cirurgia para a colocação de uma prótese articular pode em muitos casos representar a cura da artrite naquela articulação, como ocorre na artrite séptica, por exemplo.

Prevenção

• Alongamentos
• Descansos regulares
• Beber muita água
• Entrar em forma
• Vacinas
• Alimentação rica em frutas, legumes e verduras
• Limpar todos ferimentos com água e sabão
• Usar equipamentos de proteção

Causas da artrite

O desgaste natural da articulação é uma das causas mais comuns da artrite, mas esta doença também pode ser causada pelo excesso de peso, superuso, idade, traumatismo direto ou indireto, fator genético e devido a fungos, bactérias ou vírus que através da corrente sanguínea instalam-se na articulação gerando o processo inflamatório, que se não for revertido à tempo, pode levar à completa destruição da articulção e consequente perda da função.
 A inflamação nas articulações pode ser decorrente de: 
• Doença autoimune (o sistema imunológico do corpo ataca erroneamente tecidos saudáveis)
• Osso quebrado
• Desgaste geral das articulações
• Infecção, normalmente por bactéria ou vírus
Normalmente, a inflamação na articulação some depois que a causa desaparece ou é tratada. Às vezes isso não ocorre. Quando isso ocorre, você tem artrite crônica. A artrite pode ocorrer em homens ou mulheres. A osteoartrite é o tipo mais comum.

A artrite é subdividida em:

Espondilite anquilosante
A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente homens jovens e em mais de 90% dos casos está associada ao antígeno HLA B27. Caracterizam-se por inflamação de articulação sinovial e de enteses (tecidos conectivos) comprometendo a coluna vertebral e áreas sacroilíacas. 

Artrite Reumatoide

É uma doença crônica caracterizada por degeneração da cartilagem articular, hipertrofia óssea, dor ao movimentar-se. É possível começar, de forma súbita ou mais lenta. As mãos, pés, joelhos ou cotovelos ficam doloridos e inchados e o movimento torna-se, de fato, difícil. Quando isto acontece, podemos estar perante uma das doenças reumáticas mais graves – a artrite reumatóide, que afeta mais de cinco milhões de pessoas, em todo o mundo.


Artrite Septica

A artrite séptica é uma inflamação que ocorre numa única articulação que é causada pela presença de microorganismos como fungos e bactérias, cuja causa mais comum é a presença do Staphylococcus Aureus. Deve ser tratada o quanto antes para evitar sérias consequências como perda da função da articulação.
Ela é mais comum no quadril, mas pode ocorrer nos joelhos, ombro ou tornozelo. Geralmente seu diagnóstico é feito através da punção do líquido sinovial entre os 5 e os 15 anos de idade.

Artrite psoriática

A psoríase é uma doença de pele, da causa desconhecida, caracterizada por erupção eritêmato-escamosa. Na artrite psoriática ocorre inflamação e destruição articular em indivíduos com psoríase, em média após 10 anos deste diagnóstico. Como tratamento medicamentoso indica-se a toma de antiinflamatórios não esteróides. A fisioterapia é sempre indicada e nos casos mais graves pode-se recorrer à cirurgia.

Artrite gotosa

A artrite gotosa também chamada de gota é uma inflamação articular causada pela presença de cristais de ácido úrico nas articulações afetadas, devido ao consumo exagerado de proteínas ou devido ao consumo exagerado de cerveja ou de outras bebidas alcólicas. Apresenta maior incidência no sexo masculino devido a fatores culturais e, na mulher , é mais frequente após a menopausa. Acomete principalmente o hálux (dedo do pé), dorso do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos, deixando a região quente, dolorosa e hiperemiada (vermelhidão). Pode haver febre e, normalmente, há limitação dos movimentos devido a dor. Seu tratamento é feito com dieta,  fisioterapia e a toma de medicamentos..

Artrite idiopática ( ou Artrite reumatóide juvenil)

A artrite idiopática também é chamada de artrite reumatóide juvenil pois afeta crianças e adolescentes, e sua causa ainda é desconhecida. Ela afeta não só nas articulações mas também em outros órgãos, podendo haver comprometimento do coração e dos pulmões. Seu tratamento é feito com a toma de antiinflamtórios, imunosupressores, drogas biológicas, fisioterapia, terapia ocupacional e atividade física. Por vezes pode ser necessária cirurgia para correção das deformidades e suporte psicológico.

Artrite piogênica

Com o aparecimento dos antibióticos, a incidência, evolução e o prognóstico das artrites piogênicas agudas se modificaram positivamente. As articulações mais afetadas são as coxofemorais, os joelhos, ombros e, menos freqüentemente, tornozelos, cotovelos, articulações sacrilíacas e os punhos

Osteoartrite

Osteoartrite é uma doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemurais e da coluna.
Um dos sinais da enfermidade é o aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações.
Osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas que se manifesta em ambos os sexos. A intensidade das queixas aumenta progressivamente com a idade.

Osteoartrite das mãos

É mais freqüente em mulheres. Pode haver comprometimento exclusivo das articulações próximas às unhas (interfalangianas distais). Após lenta evolução que não obrigatoriamente acompanha-se de dor e vermelhidão estas articulações ficam com proeminências ósseas duras e de distribuição irregular.
Com menor freqüência, podem ocorrer lesões semelhantes nas articulações interfalangianas proximais. A capacidade de preensão pode ficar bastante comprometida.
Local comumente envolvido é a articulação abaixo do polegar (trapéziometacarpiana). Com freqüência esta articulação, em ambas mãos, é a única envolvida.
A gravidade é bastante variável. Pode não afetar a função das mãos mas há casos de deslocamento do polegar para a região palmar e dor forte ao segurar-se objetos.

Osteoartrite do pés

É comum o joanete. É o resultado de um defeito da posição dos ossos que formam a articulação do grande artelho com o médio-pé.
A Osteoartrite é conseqüente ao desgaste da cartilagem e do osso adjacente e conseqüente proliferação óssea anormal. Atrito provocado pelo uso de calçados forma uma bursa (cisto abaixo da pele) que inflama e dói.
Vários defeitos posturais ou da mecânica dos pés que não são corrigidos com calçados apropriados, exercícios, palmilhas ou cirurgia levam a lesões cartilaginosas e conseqüente OA. Os pés podem ficar bastante deformados e rígidos, dificultando a marcha e o uso de calçados.

Osteoartrite dos quadris

A grande maioria das coxartroses é secundária a defeitos da bacia ou fêmur congênitos ou adquiridos precocemente.
Quando as duas articulações estão envolvidas, obesidade deve ser um fator importante. A dor pode localizar-se na virilha, nádega, parte externa ou interna da coxa e, menos freqüentemente, irradiar-se ou ser unicamente no joelho. Em todas as situações haverá progressiva limitação dos movimentos da coxa, sendo comum dificuldade para colocar calçados e vestir calças.

Hérnia de disco

Sua função no corpo humano é proteger a medulas espinhal e os nervos espinhais, suportar o peso do corpo e apresenta um papel muito importante na postura e locomoção do individuo  É um ponto de fixação para as costelas, cintura pélvica e musculaturas. Proporciona flexibilidade para o corpo.
Entre as vértebras, possuímos os discos intervertebrais, constituídos por um tecido fibrocartilaginoso nas bordas chamado de Anel Fibroso e uma substância interna elástica e macia chamada de Núcleo Pulposo.
Seu principal objetivo é a absorção de impacto na coluna e evitar atrito entre uma vértebra e outra.
A má conservação desse disco pode gerar um problema chamado Hérnia de Disco. A hérnia é o deslocamento do núcleo pulposo.
Diversos fatores podem levar uma pessoa a ter uma hérnia:
- Com o decorrer da vida, os discos vão perdendo sua hidratação e começam a degenerar.
- Mecanismos de torção forte na coluna.
- Levantar pesos sem o posicionamento correto da coluna.
- Esforços repetitivos.
- Tensão prolongada.
- Musculatura fraca.
- Presença do anel defeituoso, entre outros.

Existem 3 tipos de hérnia.

A hérnia protusa, onde existe um deslocamento do centro do disco, porém, sem rompimento das fibras. Gerando uma compressão levando a um quadro doloroso.

A hérnia extrusa, onde existe um rompimento das fibras, mas não extravasa no canal medular. Gerando uma compressão maior levando a um quadro de dor mais intenso e prolongado.

A hérnia sequestrada, onde acontece o rompimento das fibras e o núcleo migra para o canal medular. Além da compressão e dor provoca uma inflamação importante e alteração no quadro sensitivo e motor.

Os sintomas apresentados pelo indivíduo com hérnia são fortes dores na região onde se localiza a hérnia, braquialgia, ciatalgia, parestesias, alterações motoras e reflexas.
O número de brasileiros que sofrem com esse problema é muito significativo; cerca de 5,4 milhões apresentam um quadro de hérnia.
Técnicas como a fisioterapia convencional, acupuntura, RPG, terapias manuais e pilates obtiveram grandes resultados no tratamento conservador, sempre associados ao tratamento medicamentoso e psicoterapia.
A cirurgia somente é indicada após um tempo sem algum efeito do tratamento clínico.
Portanto, sempre procure profissionais especializados para que tenha um tratamento adequado com resultados positivos.

Tratamento para artrite

O tratamento para a artrite visa basicamente aliviar os sintomas da doença e melhorar sua função, porque o desgaste articular não pode ser totalmente revertido. Para tal pode-se recorrer a toma de medicamentos como analgésicos, antiinflamatórios e imunosupressores e mudanças no estilo de vida, onde preoconiza-se evitar esforços físicos.
Quando o indivíduo queixar-se de dor e de dificuldade nos movimentos recomenda-se a fisioterapia e nos casos mais graves pode ser necessária uma infiltração com corticóides na articulação para um efeito analgésico e antiinflamatório imediato. A prática de exercícios como natação, hidroginástica e Pilates também é indicada pois ajudam no combate à inflamação e no fortalecimento muscular.
Contudo, se o médico achar que a articulação está muito desgastada e se não houver outros inconvenientes, ele poderá sugerir que se faça uma cirurgia para a colocação de uma prótese no local da articulação afetada. Uma das articulações que mais têm indicação cirúrgica é a do quadril, e em seguida, a do joelho.

Fisioterapia para artrite

A fisioterapia pode em muito ajudar o paciente com artrite. Através do tratamento fisioterapêtico a inflamação poderá diminuir e será mais fácil realizar os movimentos. Poderão ser utilizados recursos antiinflamatórios, analgésicos e exercícios de alongamento muscular e de mobilização articular para preservar os movimentos da articulação e evitar que novas deformidades instalem-se. Outros recursos da fisioterapia:
• Calor ou frio
• Talas ou órteses para dar suporte às articulações e ajudar a melhorar suas posições, isso é normalmente necessário em caso de artrite reumatoide
• Hidroterapia
• Massagem
A fisioterapia deve ser realizada no mínimo 3 vezes por semana até a completa remissão dos sintomas da artrite e cabe ao fisioterapeuta decidir que recursos usará para tratar esta doença.

Cirurgia e outros tratamentos

Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada se outros tratamentos não funcionarem. Isso pode ser:
• Artroplastia para reconstruir a articulação
• Substituição da articulação, como a substituição total da articulação do joelho

Exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre seu histórico médico. O exame físico pode mostrar:
• Líquido ao redor de uma articulação
• Articulações quentes, vermelhas e sensíveis
• Dificuldade em mover uma articulação (denominada "amplitude de movimento reduzida")
Alguns tipos de artrite podem causar deformidade nas articulações. Isso pode ser um sinal de artrite reumatoide grave e não tratada.
Exames de sangue e raios X da articulação são frequentemente realizados para ver se há infecção e outras causas de artrite.
O médico também poderá remover uma amostra de líquido da articulação com uma agulha e enviar ao laboratório para análise.
Mudanças no estilo de vida
Mudanças no estilo de vida são fundamentais como parte do tratamento para osteoartrite e outros tipos de inflamação nas articulações. Os exercícios podem ajudar a aliviar a rigidez, reduzir a dor e a fadiga e melhorar a força de músculos e ossos. Sua equipe médica pode ajudar a elaborar um programa de exercícios que seja o mais adequado a você. Os programas de exercícios podem incluir:
• Atividade aeróbica de baixo impacto (também chamada de exercício de resistência)
• Exercícios de amplitude de movimento para adquirir flexibilidade
• Treino de resistência para tônus muscular

Outras recomendações: 

• Dormir o suficiente. Dormir entre 8 e 10 horas por noite e tirar cochilos durante o dia pode ajudar na recuperação de crises agudas mais rapidamente e pode até mesmo ajudar a prevenir crises.
• Evite ficar em uma única posição durante muito tempo.
• Evite posições ou movimentos que exerçam força adicional sobre as articulações inflamadas.
• Modifique sua casa para tornar as atividades mais fáceis. Por exemplo, instale corrimões no chuveiro, na banheira e perto do vaso sanitário.
• Faça atividades que reduzam o estresse, como meditação, ioga ou tai chi chuan.
• Tenha uma dieta saudável repleta de frutas e vegetais, que contenha vitaminas e minerais importantes, especialmente vitamina E.
• Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes de água fria (salmão, cavala e arenque), linhaça, óleo de canola, soja, óleo de soja, sementes de abóbora e nozes.
• Aplique creme de capsaicina na pele sobre as articulações doloridas. Você deve sentir uma melhora depois de aplicar o creme entre 3 e 7 dias.
• Se estiver acima do peso, perca peso. A perda de peso pode reduzir muito a dor nas articulações das pernas e dos pés.








4 comentários:

  1. Excelente e muito criativo!!

    ResponderExcluir
  2. execelente conteudo ,e de valiozissimo valor ;

    ResponderExcluir
  3. Ótimo,adorei o blog e a maneira como foi explicado cada assunto,parabéns a cada aluno descobriram uma bela ferramenta para espalhar e incentivar os estudos.

    ResponderExcluir
  4. Amei o blog de vocês parabéns.

    ResponderExcluir